9E1

 







Educação Física 1
9º Ano
LUTA: CAPOEIRA




LUTA: CAPOEIRA




Falar da história da capoeira brasileira é reportar-se à história da resistência dos negros no Brasil.

Os negros escravizados, que vieram da África Ocidental e trouxeram consigo suas tradições culturais, apresentavam-na como uma dança ou um divertimento para treinar seus movimentos e preparar-se para fugir do cativeiro. Era uma das “armas” que os escravos tinham para se defender de seus opressores.

Grande parte dos autores que escrevem a respeito da questão associa o aparecimento da capoei- ra ao surgimento dos primeiros quilombos, e alguns chegam a identificar o Quilombo dos Palmares como o berço dessa luta.

A capoeira, criada pelos negros escravizados para ser executada em situações arriscadas de confronto, é hoje praticada em diferentes espaços públicos e privados. Os capoeiras, ou capoeiristas, geralmente represen- tam um grupo do qual participam e que carrega um nome que, normalmente, simboliza a força negra nos tempos da escravidão. Os grupos costumam interpretar a capoeira de maneiras distintas, alguns trabalham a capoeira numa visão mais folclórica, outros entendem que a modalidade é uma forma de luta; alguns dão maior ênfase à parte esportiva, outros valorizam, principalmente, o aspecto educativo.



© Alexandre Cappi/BrStock


Educação Física – Você conseguiria identificar cada um dos instrumentos a seguir pelo nome?




a) _____________________ 

b) _____________________

c) _____________________ 

d) _____________________