9P3

 







Português 3
9º Ano
Conto; Figuras de linguagem





Conto: Olhos d’água

PÁGINAS DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA LER O CONTO: páginas 12 a 14.

QUESTÕES SELECIONADAS


1. Um conto é breve, ligado a uma única situação ou evento.
a) Qual é o conflito vivido pela narradora em “Olhos d’água”?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Chamamos de clímax o momento de maior tensão do enredo, em que os fatos caminham para um final. Qual cena da narrativa pode ser associada ao clímax?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

Em relação à descrição dos personagens no conto, o que predomina: as características físicas ou as psicológicas?




2. Releia o trecho seguinte.

[...] E era justamente nos dias de parco ou nenhum alimento que ela mais brincava com as filhas. Nessas ocasiões a brincadeira preferida era aquela em que a mãe era a Senhora, a Rainha. Ela se assentava em seu trono, um pequeno banquinho de madeira. Felizes, colhíamos flores cultivadas em um pequeno pedaço de terra que circundava o nosso barraco. As flores eram depois solenemente distribuídas por seus cabelos, braços e colo. E diante dela fazíamos reverências à Senhora. Postávamos deitadas no chão e batíamos cabeça para a Rainha. Nós, princesas, em volta dela, cantávamos, dançávamos, sorríamos. A mãe só ria de uma maneira triste e com um sorriso molhado...

A narradora contrasta, nesse trecho, pobreza e felicidade. Que outras oposições podem ser percebidas nesse trecho? Que efeitos de sentido essas oposições causam no conto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________


3. As figuras de linguagem são recursos que, quando presentes em poemas ou narrativas, tornam o texto literário mais expressivo, seja por explorar sons, seja por trabalhar com imagens que se podem criar a partir da transformação ou ampliação dos sentidos das palavras.

Releia estes fragmentos do conto, analise as figuras de linguagem presentes neles e o efeito que causam na narrativa.

Fragmento 1

— Mãe, qual é a cor tão úmida de seus olhos?

Fragmento 2

As labaredas, sob a água solitária que fervia na panela cheia de fome, pareciam debochar do vazio do nosso estômago [...].

Fragmento 3

[...] Eu sabia, desde aquela época, que a mãe inventava esse e outros jogos para distrair a nossa fome. E a nossa fome se distraía.


a) O fragmento 1 explora os recursos de uma figura de linguagem que combina e mistura os cinco sentidos. Quais palavras remetem a sensações físicas e a quais sentidos do ser humano se referem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Nos trechos 2 e 3, é explorada a personificação, figura de linguagem que atribui características próprias de humanos a outros seres. A quais elementos são atribuídas essas características e quais são elas?
___________________________________________________________________