Tema: A Revolução Francesa e o Império Napoleônico
Assunto: As revoluções burguesas
1 – Construa um resumo/fichamento do tema: O governo do Diretório. Conteúdo presente na página 84 do seu livro didático. Se necessário, utilize citações do texto.
2 – Leia o texto a seguir:
As revoluções burguesas
A expressão "revoluções burguesas" é utilizada por vários historiadores quando se referem a movimentos revolucionários, ocorridos entre os séculos XVII e XVIII, liderados pela burguesia ou com participação expressiva desse grupo social.
Os principais movimentos revolucionários de caráter burguês são a Revolução Inglesa (1640-1689) e a Revolução Francesa (1789-1799). Em ambos os casos, revolucionários burgueses aliaram-se a grupos populares para combater o Absolutismo e os privilégios da nobreza, abrindo caminho para a implantação do capitalismo, com base em práticas do liberalismo.
A Revolução Inglesa
Desde 1640, ocorreram conflitos na Inglaterra que opuseram dois grupos: deu um lado, a nobreza e o rei; do outro, os burgueses, vários grupos populares e o Parlamento. Depois de décadas de conflitos, foi aprovada uma Declaração de Direitos que, entre outras coisas, instituiu uma monarquia constitucional no país, limitado o poder do rei.
Com o fim da Revolução, a burguesia inglesa se fortaleceu e passou a ter um importante espaço nas decisões do governo. Isso garantiu as condições necessárias para o desenvolvimento do capitalismo e para o desenvolvimento de uma postura econômica liberal na Inglaterra.
A Revolução Francesa
No caso francês, a burguesia revolucionária foi profundamente influenciada pelo pensamento iluminista, sobretudo pela crítica ao Absolutismo monárquico e aos privilégios da nobreza e do clero.
Além disso, a valorização iluminista da liberdade civil e a tentativa de reformar as instituições do país foram incorporadas pelos revolucionários.
Com a Revolução, esses fatores contribuíram para a falência do Antigo Regime e para a ascensão da burguesia na França.
Fonte: DIAS, Adriana Machado. Vontade de Saber. 1. Ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
Agora responda:
Explique o significado do termo "revoluções burguesas".
Qual foi a consequência desses movimentos, Revoluções Inglesa e Francesa, para a burguesia?
Bom desempenho!